ENEM? HELP! - COMO SE ORGANIZAR EM ÉPOCA DE VESTIBULAR


Jurava que essa coisa de "quando você estiver no último ano do colegial e em época de Enem não vai ter tempo nem pra pensar em ter vida social" era mentira, até começar a passar por tudo isso. Realmente, "vestibulando não tem vida". HELP! (Saudades, séries) 

Toda essa coisa de estude todo o conteúdo que te ensinam na escola no mesmo ano e não deixe NADA para última hora é totalmente verdade, sério! Quando você começa a ver os assuntos que mais caem no Enem vai perceber que não são só coisas do terceiro ano e que todo o colegial serviu de muita utilidade afinal. Matérias chatas, aulas monótonas e conteúdos muito extensivos não são ensinados para você por nada. É clichê falar isso, mas: você vai precisar de todos, ou quase todos, assuntos que aprendeu do ensino fundamental até aqui. Eu, por exemplo, me vejo um tanto arrependida por não ter levado algumas matérias tão a sério quando deveria e agora estou tendo que revisar tudo novamente.  
Estudo pela tarde e em breve vou começar um cursinho preparatório para o que está por vir, mas enquanto não começa, iniciei uma rotina de estudos em casa mesmo, o que tem me ajudado muito e, desde o comecinho do ano pra cá adicionei algumas dicas a minha rotina que vou compartilhar com você e espero que te ajude também. Então, let's GO?! 

 CRONOGRAMA DE ESTUDOS - para começo de tudo, tenha um cronograma de estudos. Isso vai te ajudar a se organizar na hora de saber qual matéria estudar naquele dia. Você pode definir um horário para estudar tal matéria, organizando como: uma disciplina de natureza e uma de linguagens ou humanas, para não se deparar com tantos cálculos em um dia só.
Exemplo: Redação e Química. 


• VÍDEO AULA PARA APRENDER E REVISAR - é uma ótima alternativa para aquelas situações em que você não entendeu a explicação da professora na sala de aula e também te ajuda a lembrar melhor de assuntos passados já a algum tempo. 

Alguns canais do YT que eu assisto e super indico: 


Descomplica
Débora Aladim

• APPS PARA ESTUDO - o celular, apesar de ser usado na maioria das vezes com função de entretenimento, pode ser um ótimo aliado para quando não estiver em casa e precisar estudar, é também uma maneira 'leve' de aprender que não vai te desgastar tanto. Um aplicativo de estudos ótimo que acho que todo mundo já conhece é o Geek Games, ele além de ter muitas matérias e vídeo aulas, também tem vários simulados estilo Enem.

 ASSISTIR SÉRIES/DOCUMENTÁRIOS HISTÓRICOS - calma! Não estou dizendo para você ficar seis horas na tela de um computador, até porque nada em excesso é bom. Mas sabe aquela minissérie que fala de um fato histórico, e que você sempre passa direto por ela toda vez que procura algo na Netflix ou em outro site? Então, assista, pode ser interessante e te ajuda a formar opinião sobre determinado assunto, além de que te ajuda na parte da redação, caso você queira incluir alguma alusão histórica no seu texto. 

 TENHA UMA LISTA DOS ASSUNTOS QUE MAIS CAEM NO ENEM - isso você acha na em sites específicos para isso - como o Descomplica ou o Me Salva -. Montei uma pasta lá no Pinterest com várias listas de assuntos de diversas matérias, clica aqui para conferir.

• REVISAR - parece clichê falar isso, mas, reler a matéria que você estudou no começo do ano vai te ajudar muito, e para as as disciplinas de Ciências da Natureza e Matemática: pratique, afinal, a prática leva a perfeição e também vai te ajudar a fixar o conteúdo.

E agora é só colocar todas essas dicas em prática, sei que não é fácil, nunca foi e nunca será, mas é necessário e no final todo esse esforço e todas as coisas pelas quais você abriu/vai abrir mão por estar estudando irão valer a pena. Só não pira, caso se sinta cansada(o) dessa rotina é só parar um pouco pra respirar e depois voltar de onde pausou.

Não sou expert no assunto, mas espero que tenha conseguido ajudar. Big Beijos e até o próximo post. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.